sexta-feira, 24 de maio de 2013

Chá com cupcakes

Sexta-feira e a promessa de um final de semana friozinho... Há tempos estou querendo fazer cupcakes, mas conforme fui separar todo o material olha como eu encontrei as minhas forminhas. Me lembrei que já tinha visto tutoriais sobre recuperação dessas forminhas. e é tãooooo difícil rs*...



O segredinho é:

Colocar as forminhas em uma caneca de porcelana (se forem muitas, coloque porções de 15 forminhas por vez).


Levar por 15 segundos ao microondas.
Espere esfriar por alguns segundos para retirá-las.



Já vi resultados mais perfeitinhos mas já melhorou bastante, né?

Agora vamos aos cupcakes...

A receita que eu vou fazer hoje é essa do blog The Cookie Shop:

Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de leite
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas até 2/3 cheias.

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.

Atenção:
  • Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
  • A minha forma de muffins é preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos.
  • Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
  • Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.
A forma cabe 12 cupcakes e a receita são para 15. Eu tenho 12 forminhas de silicone coloridas também. Geralmente já coloco para assar juntas. Mas hoje como eu não as achava, optei por, primeiro, colocar um pouco de achocolatado (porque eu também não achei o chocolate 'do Padre') no restinho da massa e terminar de assar depois. Renderam mais 4 bolinhos.

Para acompanhar, para compensar as 'n' coisas que eu não encontrei, achei no meu armário esse chá que eu comprei e larguei ai. Ainda bem que vale até 23/12 desse ano rs*.



Só uma palavra para o meu chá: DE-LI-CI-O-SO! 

Aproveitando o forno quente, ainda estou assando pães de queijo e baguetes congeladas. Quanto aos cupcakes, não quis recheá-los nem cobrí-los mas atesto que a cobertura com buttercream é maravilhosa. Já fiz antes e me apaixonei. Cupcakes perfeitos, cházinho gostoso,... 

E que venha o fim de semana!

Um comentário: