domingo, 19 de maio de 2013

Capa para caneca - PAP

Espero que vocês estejam tendo um excelente domingo... Meu dia começou mais tarde graças a festcheeenha de ontem e ao fato de quando cheguei, as crianças dormindo, liguei o computador e vi amanhecer o dia conectada.
Mas não foi essa pesquisa noturna que gerou esse post. 
Ontem mais cedo enquanto pesquisava como organizar uma mesa de chá bonita com peças de inúmeros jogos, eis que chego nessa imagem:


E ela mudou os rumos do meu chá. Tenho muitas canecas de porcelana. Apesar de "quebrarmos" muitas, de eu separar as que tinham qualquer ponto lascado, nem toda a minha coleção coube nessa foto.






Fora as canequinhas de ágata já compradas para o meu arraial de aniversário.
Então, por mais que as lojas de R$1,99 estejam abarrotadas de opções de todos os preços e estampas delas, achei totalmente desnecessário comprar mais alguma.

Comecei a pesquisar como fazer capas de canecas e me deparei com um pequeno e recorrente obstáculo. Eu não tenho uma máquina de costura AINDA. Pesquisei quanto custa comprá-las prontas e achei o preço desestimulante. Então, se eu quero e está muito caro, só me resta tentar fazê-las. Minha opção é usar clã pano e costura a mão. O PAP eu tirei daqui e adaptei: 



Você vai precisar de:


1Retângulo de Tecido com aprox. 17 cm x 29 cm (eu uso textolen ou bobylen, custa R$3,68 o m) - Quanto à medida sempre meça na caneca pois para as minhas vi alguma diferença

Cola Pano (cola para tecido)


Tesoura


Régua


Fita de cetim


Agulha


Linha Branca


Botão


Modo de fazer:


Dobre as beiradas do tecido e vá colando como se fosse fazer uma barra (essa é a ideia). Seja generosa na cola e pressione para colar.




  



Leve as barras mais compridas ao centro e cole-as





Meça na caneca e confirme as medidas. Feche a abertura que ficará aos lados, colando-as e em uma dessas cole a fita de cetim que servirá como casa do botão.






Deixe secar melhor entre as folhas de um caderno com peso (literatura de peso, no meu caso rs*).






Prenda o botão na ponta oposta a casa de fita de cetim.


E ela ficou assim, pronta:












Eu preciso aprender a colocar melhor esse botão para não ficar assim enrugadinho! 

Minha opinião: Eu quero fazer para todas as minhas canecas (e essas são as que eu achei).

É artesanato e não sou artesã (sou curiosa!). Vou errando e consertando e requer paciência. Por isso já comecei a fazer. Não conseguiria fazer tudo em 3 dias, por exemplo.

Outro ponto é o meu desentulhamento. Tenho dois pedaços de tecido que comprei a pouco tempo  e eles não combinavam exatamente com o tema do meu chá. Como eu estava ansiosa, fiz o teste com o que eu tinha em casa. E agora não vejo nenhum motivo para comprar mais nada. Não ficou charmosa? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário